terça-feira, 18 de abril de 2017

Escolhas

Você escolhe.
Gosto muito dessa frase e repito-a sempre para que eu não me esqueça, não me traia, não me sabote.
Teve uma fase grande da minha vida em que eu era sempre "vítima". As pessoas faziam pra mim, contra mim, por causa de mim.
Se não fosse pelo complexo de inferioridade que eu carregava na época, podia até julgar tal pensamento como egocentrismo.
NÃO. As pessoas não agem contra mim e nem contra você. Elas agem em favor delas (o que é bem diferente). Agem de acordo com o que elas querem, com o que pensam. E nós fazemos o mesmo. Ou pelo menos deveríamos, claro que respeitando o limite "territorial" do próximo.
Porém, somos diferentes uns dos outros. A minha régua não é a sua medida. O seu pensar não tem que ser como o meu. E aí tá a grande dificuldade da humanidade.
Eu escolho o que vou vestir, comer, dizer, fazer, plantar...Assim como o outro. Mas não posso querer que ele aja da mesma forma que eu.
Cada um vive e enxerga baseado em suas experiências pessoais. Entender e respeitar isso é sinal de maturidade.
Mas e se o que ele fez influencia diretamente na sua vida???
Bom...Nesse momento, você pode se sentir injustiçado, desejar vingança eternamente e procurar um quarto escuro onde você possa se esvair em lágrimas até que não tenha mais força.
Ou...Entender aquele acontecimento como uma oportunidade de crescimento e mudança. A vida segue um fluir natural. E esse fluxo sempre te leva a caminhos melhores. Uma boa alternativa também pode ser olhar aquele exemplo e decidir o que não quer ser/fazer na sua vida. Mas inegavelmente, o momento deve ser de gratidão.
Como diz a frase: Não é o que fizeram para você. É o que você faz, com o que fizeram pra você.
Por um tempo, eu fiz choro, questionamentos, revolta, lamentação. Até o dia em que percebi, que churrasco, amigos e ensinamentos são bem mais lucrativos.
Desenvolvi também mais amor, tolerância, empatia. A tal da paciência ainda está na linha de produção. Tenho fé que logo ela fica pronta.
Mas sobretudo, entendi que todos os desafios, se bem aproveitados, nos levam a ser pessoas melhores que fomos. Que apesar de qualquer pesar, eu posso sempre ser mais doce, mais amável, mais segura, mais confiante. Basta que eu escolha esse caminho.
Escolha você. Por você.
Você sempre terá mais daquilo que ofertar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário