quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quanta importância você dá?

"Bati meu carro, meu celular quebrou, perdi meu vôo, meu filho foi mal nas provas, meu sócio me enganou, me separei, estou com contas atrasadas..."
Vários motivos pra tirar o seu humor, seu ânimo e o seu sossego.
Mas qual a importância disso na sua vida, daqui 5 anos???
Acredite: nenhuma!
Se você pensar que isso importará pra você, passado esse tempo, então vale a pena gastar energia. Caso contrário, abandone.
As coisas tem a importância que damos a elas. E na maioria das vezes, abusamos dessa nossa capacidade.
Como diz um provérbio: "Se um problema tem solução, não se preocupe, porque tem solução. Se o problema não tem solução, não se preocupe, porque ele não tem solução".
Preocupar-se é gastar energia com aquilo que você não quer. E se a vida ainda não está como você gostaria, não melhorará porque você está lamentando ou reclamando.
Se pensarmos na irrelevância das coisas, talvez nos empenhemos em usar o tempo com aquilo que não é perecível.
E o tempo é um remédio amargo, mas que ajeita todas as coisas. Basta que ele passe.
Me lembro que no dia que fazia 6 meses que tinha perdido meu pai, me peguei sorrindo por um motivo qualquer. Nesse momento, comentei com a minha mãe que quando ele partiu, imaginei que nunca mais seria capaz de sorrir. Isso foi um acontecimento importante na minha vida: perder meu pai. Porém nem mesmo a dor que eu sentia por aquele evento (que era dilacerante), foi eterna.
Eternos foram os bons momentos que vivi com ele, os ensinamentos, o amor que partilhamos.
Importa pra sua vida daqui 5 anos o quanto você amou, quanto tempo de qualidade dedicou ao seu filho e à sua família, quantas pessoas você ajudou, quantos sorrisos e abraços distribuiu, quanto foi capaz de perdoar...
Importa daqui 5, 10, 15 anos o que você fez pra que você e os que estão a sua volta fossem mais felizes.
O resto? Deixa pra lá...

Um comentário:

  1. Perfeito teu texto, o equilíbrio diante das adversidades pode fazer com que tenhamos vidas muito mais felizes e próspera, o tempo não muda oque é, o nosso foco sim é que muda!
    #saudemultidimensional
    #IaraTobiaz tua fã

    ResponderExcluir