domingo, 27 de novembro de 2016

Deus e o melhor pra nós

Li uma frase quando ainda era adolescente e carrego-a comigo desde então: "Em tudo que acontece, Deus está fazendo por nós o melhor" (desconheço a autoria). Por muitos anos, ela esteve escrita em uma folha que ficava colada sobre o batente da porta do meu quarto, de onde eu podia ler, assim que abrisse os olhos ao acordar.
Mesmo nunca me esquecendo dela, algumas vezes eu não aceitei o seu significado na minha vida. Mas a própria vida me fez o favor de mostrar que tal sentença é incontestável.
Diante de alguns vendavais, as pessoas (me incluo) tem a tendência de só olharem a destruição. A visão limitada e imediatista não vê além dos destroços, e a falta de fé muitas vezes impede de acreditar no recomeço.
Mas como eu escrevi essa semana, não sei se tudo é plano de Deus, mas o rumo e a solução perfeita pra vida da gente, é sempre Ele quem dá.
Segundo Deepak Chopra, o caos precede as grandes mudanças. Então, quanto mais cedo você aprender a lição que o "vendaval" traz, mais rápido ele acaba e sua visão sobre ele muda. O que antes era destruição, passa a ser oportunidade de crescimento, depois do conhecimento e da ampliação da consciência.
É meio estranho. Você deve pensar ser impossível agradecer por algo que te trouxe dor, desconforto, sofrimento. Mas Deus tem sempre algo muito melhor quando ele reconstrói a sua vida.
Todos passamos por tornados pessoais. Mas a maneira como cada um reage varia com o grau de evolução. O que não dá é pra julgar a vida ou escolher pelo outro. Não dá pra querer entender os motivos pelo qual ele agiu dessa ou daquela maneira. Mas é necessário respeitar.
Respeitar que as pessoas não são iguais, que cada uma se apresenta num degrau da evolução e segue um ritmo próprio de crescimento. Respeitar que a escolha do outro é só dele e você não pode e nem tem o direito de interferir nisso. Respeitar que o que você julga ser certo e bom, pode não ser para ele e, ainda que seja, só ele pode descobrir isso. Você não será capaz de convencê-lo, se ele não quiser.
É preciso respeitar a individualidade e o caminho de cada um.
E ter fé para acreditar que, mesmo que lhe pareça tudo errado (na sua vida ou na do outro), Deus sempre terá uma solução surpreendentemente perfeita, pra mostrar que nada foge do seu controle e que tudo Ele faz de melhor por nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário