domingo, 25 de setembro de 2016

A ocasião e o ladrão

"A ocasião faz o ladrão?" Nãooooo.
Esse é mais um dos ditados infames, que nos levam a desenvolver crenças erradas sobre a realidade.
A ocasião é só a ocasião. O ladrão se faz sozinho. Ele escolhe ser.
Ah...mas é tão fácil pegar aquilo ali; tão fácil mentir; tão fácil trair; tão fácil enganar...
Realmente é muito fácil. Assim como é fácil ajudar, colaborar, servir. Mas as situações não te obrigam a fazer nada disso. VOCÊ ESCOLHE, meu bem!
"Ai...mas aconteceu, Renata..." (com vozinha fina, de quem é vítima das circunstâncias). Claro que aconteceu. Foi você quem quis assim!!!
Entenda uma coisa, criatura: TUDO que você tem hoje, ou vive agora, é fruto das suas escolhas. Não há outro responsável pela sua vida, senão você.
Não é o governo, a alta do dólar, a crise financeira mundial, o seu parceiro que não te valoriza/respeita... Ninguém é responsável pelo que você vive ou faz. Você escolheu tudo isso até agora. E se "deixou que o acaso te conduzisse", você também optou por não fazer nada pra mudar sua vida.
Colocar a culpa na ocasião é se eximir de responsabilidade. É viver à mercê do destino e ser expectador da própria vida. O meio não faz você. Você é o que decide se tornar.
Claro que temos que respeitar o nível de evolução de cada ser humano. Cada um age, dentro do seu nível de consciência. Faz o que sabe, com aquilo que tem. Porque se soubesse diferente, faria diferente. Mas, mesmo os menos esclarecidos, se não reconhecerem que são os agentes ativos da própria vida, dificilmente buscarão meios de serem melhores.
Você decide se vai roubar, ajudar, enganar, pacificar, trair, iluminar...
Decida o que você quiser, como bem entender. Mas saiba, que "ainda que a culpa seja do acaso", a conta é você quem paga, invariavelmente.



Um comentário:

  1. O universo deu pra você palavras de poder.É isto, temos o poder da escolha, de aceitar ou não cada evento, circunstâncias, pessoas, relacionamentos, e quanto mais optarmos pelas boas ou más. Mais perto estamos de perpetuar estas condições em nossas vidas. # Namastê

    ResponderExcluir